Logo Movimento Limpeza Consciente
Uma iniciativa:
Logo Abipla Sipla

Pilar 4: Concentração de Produtos de Limpeza

O objetivo deste pilar é estimular o aumento da fabricação de produtos concentrados ou compactados que tenham comprovados ganhos ambientais

Os produtos concentrados são criados a partir de investimentos em pesquisa e desenvolvimento que permitem a reformulação de alguns tipos, como, detergente para roupa, detergente para louça e amaciante. A reformulação possibilita que alguns componentes possam ser eliminados, diminuindo o tamanho do produto, mas mantendo o mesmo desempenho.
São produtos prioritários para a conscientização do uso correto de produtos por conta da real economia de água, energia e embalagem (resíduos). Menos água, menos energia, menos caminhões para transporte dos produtos em todo seu ciclo de vida, mais facilidade no armazenamento e menos resíduos. Essas são algumas vantagens desses produtos que são vendidos em embalagens menores do que os produtos regulares. Um exemplo disso é um produto regular para lavar roupas que pesa cerca de três quilos, pode ser substituído por um concentrado que pesa cerca de um quilo, lavando a mesma quantidade de roupas.
O tema tem sido foco de trabalho do projeto neste ano. Por isso, foi formado um grupo técnico de trabalho na Abipla aberto a todos os associados e com frequência constante de fabricantes e fornecedores de matérias-primas, que se reúnem periodicamente para tratar do assunto. Estudos europeus de empresas e governo apontam que os produtos concentrados têm o potencial de utilizar 78% menos água que os produtos regulares. Se todos os consumidores alterassem os seus hábitos de consumo para este tipo de produto, a economia total em água seria de aproximadamente 36 milhões de litros por ano. A embalagem do produto concentrado utiliza 37% menos resina plástica que a versão convencional. Portanto, é possível transportar mais produtos em um mesmo caminhão, reduzindo 71% a emissão de CO2.


Movimento Limpeza Consciente
Todos os direitos reservados ®
Uma iniciativa Abipla/Sipla
www.limpezaconsciente.org.br