Logo Movimento Limpeza Consciente
Uma iniciativa:
Logo Abipla Sipla

Energia elétrica

A revolução industrial difundiu o uso do carvão como a principal fonte de energia nas fábricas

Mas foi a utilização de eletricidade para fins comerciais o verdadeiro “divisor de águas” na geração de energia.

Hoje, quase todas as formas líquidas de energia vêm do petróleo, cujos combustíveis são utilizados nos transportes do mundo inteiro. A segunda maior fonte de energia é o gás natural – usado nas indústrias como fonte de aquecimento para caldeiras.

Este conjunto de fontes não renováveis de energia (combustíveis fósseis) está entre as causas do aquecimento global. Por isso a atenção em novas alternativas para a redução do seu consumo.

Entre os exemplos de economia de energia no setor, está a substituição das torres de resfriamento por sistemas fechados, evitando a evaporação de água e garantindo a redução do consumo de energia.Trata-se de um sistema inteligente, cujos motores são desligados automaticamente quando a temperatura de resfriamento adequada é atingida.

O sistema tem sido utilizado pelas áreas de embalagens, que chegam a consumir até 85% da energia de uma unidade de produção de produtos de limpeza por conta dos motores necessários, que demandam muito aquecimento.

Outra alternativa que vem sendo utilizada é a escolha de equipamentos com motores de alta eficiência, promovendo a redução do consumo.


Movimento Limpeza Consciente
Todos os direitos reservados ®
Uma iniciativa Abipla/Sipla
www.limpezaconsciente.org.br