Logo Movimento Limpeza Consciente
Uma iniciativa:
Logo Abipla Sipla

Confira as dicas de acordo com o produto

Sempre leia o rótulo antes de usar o produto. Nele constam todas as informações necessárias sobre a empresa, o produto e o modo de usá-lo corretamente

Água sanitária e Alvejantes:

A água sanitária é o primeiro produto a ser lembrado para a desinfecção e está entre os que mais contribuem para a saúde pública no processo de erradicação de doenças, especialmente por seu custo acessível.
Água sanitária não pode conter fragrância, tensoativos e corantes.
 
Por sua ação bactericida, a água sanitária é aplicada em vasos sanitários, boxes, pisos e azulejos de ambientes internos e externos. Em caixas d’água e vasos de plantas, contribui com o combate às larvas do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.
 
A água sanitária pode ser utilizada no processo de branqueamento de roupas. O modo ideal de utilização é em molho, seguido de enxágue da peça antes do processo de lavagem. Verifique sempre as informações nas etiquetas das roupas, pois em alguns casos não é possível utilizar produtos com cloro.
 
Sempre que houver este símbolo  não utilize água sanitária, alvejante com cloro ou outros produtos clorados.
Os alvejantes podem conter em suas formulações corantes, fragrâncias e tensoativos, e é desta maneira que se diferenciam da água sanitária. Podem ser utilizados na desinfecção de ambientes e na lavagem de roupas. Não podem ser utilizados para desinfecção de água ou alimentos. 
 
O alvejante é um produto auxiliar no processo de lavagem, facilitando a remoção de encardidos.
 
 

Álcool:

O álcool é indicado para a limpeza das superfícies, sendo muito apreciado por seu preço competitivo e seu poder de limpeza e desinfecção. Este produto não deixa resíduos na superfície por seu poder de evaporação.
Este produto deve ter embalagem certificada pelo INMETRO.
A versão de álcool em gel tem como objetivo oferecer segurança, eficiência e brilho, além de ação microbicida. 
 
Versões aromatizadas trazem o poder de limpeza do álcool e o perfume aos ambientes.
Não utilize este produto na desinfecção de alimento e evite usá-lo próximo ao fogo, em churrasqueira e cozinhas. Este produto é inflamável e pode causar acidentes graves.
A única graduação considerada segura pela ANVISA para o álcool de uso doméstico é 54ºGL. Formulações em gel podem ter graduação superior.
 
 

Amaciante

Criado para proporcionar maciez às roupas e bem-estar para toda a família, sua função está associada à agradável sensação de toque e também à proteção das fibras e cores dos tecidos, além de oferecer perfume às peças. Ajuda na eliminação dos maus odores.
 
Uso na máquina – Nas máquinas de lavar que possuem o compartimento para amaciantes, o produto deve ser colocado diretamente no local. Os modelos mais modernos liberam o amaciante antes do segundo enxágue o que faz o excesso do produto ser removido automaticamente.
O amaciante proporciona efeito antiestático nos tecidos, auxiliando no processo de passar roupas, diminuindo a força física empregada no processo e o consumo de energia.
Ceras Para Pisos
Ceras são utilizadas no tratamento de pisos, oferecendo brilho, durabilidade, revitalização e conservação, com o benefício de suaves fragrâncias. 
 
Muitas versões de ceras disponíveis no mercado não precisam ser diluídas em água. Fique atento ao rótulo.
Caso o piso esteja com acúmulo de cera, utilize produto específico para a remoção da cera. Nunca use solvente em nenhum tipo de piso para a remoção da cera. Há produtos apropriados para esta finalidade.
 
 

Desodorizador Sanitário

Eficiência e praticidade são os principais atributos do desodorizador sanitário, que age durante a descarga, ajudando a manter o vaso limpo por algumas semanas por seu efeito bacteriostático que evita a proliferação das bactérias e deixando um suave perfume.
Para a higienização completa, recomenda-se primeiramente limpar o vaso sanitário para, depois, instalar seu desodorizador. 
 
Depois de utilizar este produto, lave e seque as mãos. Mantenha em local seco e arejado.



Detergente para lavar-louça

 
O detergente para lavar louça possui atributos de alta eficiência na remoção de sujeiras e gorduras sem muito esforço. 
Sua formulação é desenvolvida para retirar a gordura e a sujeira de panelas, talheres, copos e outros utensílios de cozinha. A categoria possui versões com perfumes exclusivos e cores atrativas e pode ser utilizada também na limpeza de pisos e superfícies. 
Em geral, algumas gotas na esponja são suficientes para a lavagem de várias peças de louça.
 
Algumas versões possuem fórmula aprovada por dermatologistas, contendo glicerina para não agredir as mãos.
Utilize algumas gotas de detergente líquido para deixar panelas de molho em água quente, facilitando a limpeza das gorduras mais difíceis.
Estudos internacionais indicam que a lavagem da louça nas máquinas mais novas demanda menos água e energia do que a lavagem manual. Para isso, é importante seguir à risca as instruções de uso.
 
Para lavagens na máquina, não há necessidade de fazer a pré-lavagem dos pratos à mão, evitando o desperdício de água e produto. Além disso, procure sempre utilizar a máquina apenas quando estiver com a carga completa.
Acomode a louça de acordo com as indicações do fabricante, para permitir a circulação adequada de água, garantindo a eficiência da lavagem.
 
 

Detergente para lavar roupas

Utilizado para remoção de sujeiras e manchas de todos os tipos de tecidos.
Hoje existem produtos na forma líquida e em pó, sendo que o líquido pode ser concentrado ou regular. Por isso leia o rótulo antes do uso para evitar manchas e desperdício, garantindo a eficácia do produto.
Alguns produtos podem ser utilizados para deixar a roupa de molho.
 
Para evitar o desbotamento de roupas, faça o teste aplicando uma pequena quantidade de produto em uma área pouco visível da peça e verifique se há alteração de cor.
Para o uso de máquinas de lavar roupas, sempre que possível, aguarde que haja uma carga completa de sua máquina para economizar água, energia e produto.
 
 

Esponja Sintética

Tradicionalmente, é encontrada na versão dupla face, com um lado mais abrasivo para remoção de gorduras e outro lado mais macio para superfícies mais delicadas. Na versão antiaderente, oferece limpeza sem riscar..
Ao utilizar pela primeira vez o produto, faça um teste em uma pequena área para evitar riscos indesejáveis.
Higienize periodicamente sua esponja, deixando-a de molho por 10 minutos em água fervida. Retire e deixe secar. Guarde-a em local seco e ventilado. 
Troque sua esponja periodicamente quando ela se mostrar desgastada.
 
 

Facilitador de Passar Roupas

O facilitador proporciona melhor deslizamento do ferro nos tecidos, reduzindo o esforço e o tempo de passagem, ainda oferece um suave perfume às peças, sem risco de manchas.
Tecnologia de eliminação de odores especial para dias úmidos, que acaba com o mau cheiro das roupas que demoraram a secar ou que passaram por secagem sem a presença de sol.
Siga sempre as instruções da etiqueta da roupa antes de passar, separando as peças conforme temperatura recomendada na etiqueta.
 
Inicie o processo de passar roupa sempre pelas que necessitam de temperatura mais baixa.
Quando reduzir a temperatura do seu ferro, aguarde alguns minutos para encostá-lo na peça.
Para economizar energia, procure acumular roupas e use um facilitador com perfume da sua preferência o que torna o processo mais prático.
Outra dica que facilita a vida de quem passa roupas é a separação por categoria, como camisas sociais, camisetas, jeans, cama/mesa/banho. 
 
Algumas peças - como as camisas sociais e os vestidos - podem secar diretamente penduradas num cabide, o que as deixará mais fáceis de passar com o auxílio do facilitador.
 
Não há facilitador que resista a uma roupa “esturricada” ao sol. Não exceda o tempo de secagem. Ao notar que as peças estão secas, retire-as imediatamente do varal.
Mantenha seu ferro sempre limpo, livre de qualquer resíduo, para não manchar as peças.
 
 

Inseticida

É uma categoria de produto que tem como missão oferecer eficiência contra moscas, mosquitos, pernilongos, pulgas, ácaros, carrapatos, baratas, formigas, traças, percevejos, cupins, barbeiros, abelhas, aranhas e escorpiões com a máxima proteção à família. 
 
O produto deve ser aplicado no ambiente ou diretamente sobre o inseto, em seus esconderijos pela casa e também em ambientes, sempre obedecendo aos cuidados descritos no rótulo.
O produto é inflamável. Nunca perfure o vasilhame, não aplique próximo a chamas e nem jogue a embalagem no fogo.
 
Não guarde o produto dentro de automóveis.
Nunca aplique sobre alimentos e utensílios de cozinha, mantenha fora do alcance de crianças e animais domésticos, plantas e aquários durante a aplicação.
 
 

Esponjas de Lã de aço

O produto foi desenvolvido para ajudar na limpeza e polimento das sujeiras mais difíceis de alguns utensílios como panelas e louças. Pode ser utilizado em vários momentos da limpeza da casa e também janelas de alumínio. 
Trata-se de um material degradável, feito de fibras de aço muito finas e entrelaçadas, que em contato com o ar e a água, se oxidam a partículas que se dispersam no ambiente.
 
Utilize sua esponja de lã de aço para retirar datas de validade impressas no fundo dos copos.
Use no polimento da parte inferior de seu ferro de passar. Para isso, esfregue a esponja de lã de aço seca e limpe com uma flanela no ferro desligado. Fique atento para não utilizar este tipo de polimento em ferros com fundo antiaderente.
 
Para obter mais durabilidade, guarde a esponja de lã de aço num pote com sabão em barra ou em pasta.
Nunca utilize em local por onde passa corrente elétrica, garantindo a sua segurança e da família.
 
 

Limpa Vidros

É um produto específico para limpar e dar brilho neste tipo de superfície, dando um toque de transparência para deixar os ambientes mais bonitos.
O limpa vidros remove sujeiras e gorduras e seu principal atributo é a praticidade.
 
Utilize seu limpa vidros somente na parte externa de eletrodomésticos da Linha branca. 
Para eletroeletrônicos, não dirija o jato sobre o aparelho e sim diretamente sobre o pano.
Não utilize limpa vidros em telas de televisão e monitores de computador, nem em superfícies com película, para evitar manchas.
 
 

Limpador com brilho

É uma categoria de produto formulada especialmente para limpar e dar brilho a diversos tipos de pisos, evitando a aderência do pó e ainda deixando um agradável perfume nos ambientes. 
Nas versões formuladas para uso direto, não há necessidade de diluir o produto, que deve ser agitado antes do uso, aplicado diretamente sobre o piso e espalhado com um pano seco e limpo.
Nas versões formuladas para diluição, o produto deve ser diluído em um balde com água, conforme medidas recomendadas no rótulo. Molhar um pano limpo na solução, retirar o excesso e aplicar sobre o piso, deixando secar. 
 
 

Limpador para cozinha

Este produto remove toda a gordura com eficácia e sem esforço. São produtos desenvolvidos especialmente para este ambiente e muito valorizado por acabarem com as sujeiras mais difíceis. 
Utilize o produto periodicamente para retirar respingos do fogão e micro-ondas, que podem danificar a superfície dos eletrodomésticos, comprometendo sua durabilidade.
Não utilize limpadores abrasivos, saponáceos e lãs de aço em seus eletrodomésticos.
Não utilize a versão “limpeza pesada” em superfícies tratadas com ceras, vernizes, resinas e outros. 
Evite produtos à base de ácido e cloro em superfícies de mármore ou granito.
 
 

Limpador para banheiro

O limpador para banheiro, incluindo o tira limo com cloro, é um produto específico para esta área da casa, responsável por desinfetar, eliminar o limo (manchas escuras que se espalham pelo ambiente), os germes e as bactérias, além de deixar o banheiro perfumado e higienizado com o mínimo de esforço. 
Ao limpar o banheiro, para a sua segurança, procure sempre deixar a porta aberta para a ventilação do local.
Não há necessidade de acionar a descarga de um vaso limpo antes de aplicar o produto. Esta medida economiza água.
 
 

Limpadores em geral

Estes produtos atuam na remoção da sujeira acumulada no dia a dia nas mais diversas superfícies, com eficiência e praticidade. Ajudam a eliminar gorduras, sujeiras e têm poder ativo contra manchas específicas de cada superfície.
Utilize o produto semanalmente, para não deixar a sujeira acumular e facilitar a limpeza.
A limpeza de computadores com o produto específico deve ser feita somente nas superfícies externas. Evite contato com componentes eletrônicos.
 
 

Limpadores multiuso

Os multiusos são limpadores instantâneos e extremamente práticos, que acumulam as funções de limpar, desengordurar, dar brilho, perfumar e até desinfetar, ganhando popularidade por facilitar a vida da dona de casa. 
São eficientes na remoção de gorduras, poeiras, fuligem, marcas de dedos, riscos de lápis, marcas de saltos de sapato e outros tipos de sujeira. 
 
As versões com cloro removem manchas escuras provocadas pelo mofo e limo sem necessidade de esfregar. 
As versões com álcool também dão brilho, sem embaçar. 
 
O limpador multiuso pode ser aplicado em qualquer superfície lavável (fórmicas, azulejos, tacos e acrílicos). Deve ser evitado sobre superfícies enceradas.
Não há necessidade de exagerar na dosagem do produto. Apenas siga as orientações do rótulo que o limpador multiuso dará conta do recado.
Os multiusos podem ser boas opções para retirar restos de cola de etiquetas grudados em copos e louças.
Os produtos multiuso ou limpadores que contenham álcool devem ser mantidos longe do fogo.
 
 

Lustra móveis

Desenvolvido para hidratação e cuidado das madeiras, realçando sua cor natural por conta de uma ação de pigmentação que realça a beleza da superfície e ainda ajuda a perfumar o ambiente.
O produto deixa uma fina película nos móveis, proporcionando brilho e protegendo contra a umidade e a poeira para manter as superfícies com aparência de novas por muito mais tempo.
Alguns apresentam formulação contendo silicone e agentes antiestáticos que repelem a poeira.
É recomendável limpar a peça previamente e depois passar o produto, que deve ser aplicado conforme informações do rótulo.
 
 

Panos de limpeza

Essa categoria auxilia na limpeza das superfícies. Os panos de limpeza removem a sujeira, retêm o pó, enxugam as superfícies molhadas e ainda dão brilho, sendo fáceis de lavar. 
O produto foi desenvolvido para melhor secar e limpar pias, fogões, mesas, balcões, talheres, azulejos, carros, além das mais diversas superfícies dos móveis e do chão.
É muito importante manter os panos em bom estado, lavando-os a cada uso e não deixando a sujeira por muito tempo no tecido.
 
Fique atento ao tipo de pano mais indicado para cada superfície, sendo:
  • Os mais grossos são indicados para o chão.
  • As flanelas para tirar o pó.
  • Os mais finos para limpar os vidros.
  • Os descartáveis para bancadas e pias de cozinha, com o objetivo de evitar contaminação.
  • No momento da lavagem, separe os panos de limpeza dos banheiros dos panos usados no resto da casa.
Não desperdice água ao lavar seus panos. O molho é indicado justamente para evitar tantos enxágues.
 
 

Papel toalha

Oferecem praticidade na limpeza de superfícies, com ação absorvente, removendo a sujeira. São descartáveis!
Na cozinha, além de absorver a gordura dos alimentos, também pode ser utilizado para embrulhar lanches e frutas, limpar e secar micro-ondas, fogão e outras superfícies, como pias e azulejos.
Possuem tecnologia que apresenta grande capacidade de absorção, podendo até mesmo ser utilizada para enxugar superfícies, louças, além de absorver gorduras e cobrir alimentos. 
 
Fique atento à quantidade de folhas utilizadas, para não desperdiçar. 
 
 

Rodenticidas

Combate às ratazanas, ratos caseiros e ratos pretos. O produto se apresenta em diversas formas, entre as quais iscas compostas por cereais com um ingrediente ativo, para atrair os ratos.
Este produto pode ser aplicado nas entradas de esconderijos, atrás das mobílias, nos madeiramentos dos telhados, vigas, cantos das paredes e nos caminhos percorridos pelos ratos. 
O produto pode ainda ser utilizado em redes de esgotos, depósitos de lixo, tocas, trilhas e buracos em residências, estabelecimentos comerciais e agropecuários, indústrias e armazéns.
 
Tome cuidado! “Chumbinho” (aldicarbe) é proibido.
 
Evite alterar a disposição dos objetos, pois os roedores podem notar a alteração e mudar o trajeto habitual.
As fórmulas contêm substância amarga, que previne a ingestão humana e de animais domésticos, porém não detectada pelos roedores. Mesmo assim, se você tiver crianças ou animais de estimação em casa tome cuidado ao aplicar este produto colocando-o em locais de difícil acesso.
Na dúvida quanto à presença de ratos em casa, fique atento às fezes, que se apresentam na forma de pequenas pelotas escuras. Além disso, ratos danificam pacotes contendo comida, movendo-os de lugar e fazem barulho à noite, principalmente no telhado.
Ao verificar que foram consumidas, reponha as iscas periodicamente, conforme orientação do rótulo.
A quantidade de produto e o número de pontos de aplicação variam de acordo com o grau de infestação e o tamanho da área a ser desratizada.
A colocação do produto é recomendada em locais que permitam o acesso exclusivo aos roedores, pois estes se sentem mais seguros comendo escondidos.
 
Para prevenir novas infestações, mantenha pontos de aplicação de forma permanente.
 
 

Sabões em barra

O tradicional sabão em barra é item importante no Brasil para a limpeza da casa, da roupa e da louça, oferecendo rendimento, eficácia, durabilidade e preço acessível.
Para roupas, aplique o sabão em barra diretamente na peça já molhada até obter espuma e enxágue. Se houver necessidade, deixe a peça de molho na solução de água e sabão.
Siga sempre as instruções de lavagem nas etiquetas das roupas, que indicam se as peças devem ser lavadas à mão ou à máquina.
 
 

Saponáceos

Utilizados na limpeza das gorduras mais difíceis, que se acumulam nas superfícies dos utensílios de cozinha, como panelas, por exemplo, além dos bolores que se acumulam nos rejuntes de azulejos, granitos, lajotas e cubas. 
O produto é indicado para a limpeza pesada, para deixar os utensílios limpos e brilhando, como se fossem novos. Sua proposta é ser um limpador concentrado que oferece brilho sem riscar a superfícies cromadas, de aço inox, porcelanas, louças sanitárias, banheiras e panelas.
 
Com o auxílio de uma escova de dente que não esteja em uso, esfregue o produto nos rejuntes sujos dos azulejos e também nas bordas das torneiras.
Com uma esponja sintética, aplique saponáceo cremoso no tênis branco de couro e retire com um pano úmido. Deixe secar a sombra.
Não deixe o produto secar em nenhuma superfície. Enxágue logo após sua aplicação.
 
 

Vassouras

Esta categoria facilita na limpeza dos ambientes. 
São produtos auxiliares na limpeza doméstica que ganharam versões modernas e ergonômicas, com cores fortes, design inovador e mais funcionalidade, com cerdas que garantem durabilidade e praticidade na limpeza. 
Há modelos multifuncionais para varrer, enquanto outros são indicados para superfícies mais delicadas e lisas, além de outros produtos específicos para esfregar.
 
Para obter um melhor resultado, sugere-se varrer num único sentido, acumulando a sujeira para facilitar o recolhimento.
Para cada piso, há um tipo específico de vassoura deve ser usado, o que evita a aquisição desnecessária de vários itens para a mesma finalidade.
Para varrer pisos frios, o ideal são as vassouras de cerdas sintéticas e macias, com plumas nas pontas, que facilitam o recolhimento da sujeira menor. 
 
Os modelos de cerdas inclinadas ajudam a varrer os cantos dos ambientes e também as frestas do chão.
 
Vassouras de pelos sintéticos ou naturais evitam riscos em pisos laminados e de madeira. Aquelas que têm cantos arredondados facilitam o cuidado com os móveis, evitando riscos, e também podem ser utilizadas para tirar a sujeira do teto.
Os pisos rústicos em áreas externas devem ser limpos com vassouras de cerdas mais duras e sem plumas. Resíduos em frestas e rejuntes externos, como terra e folhas, saem com mais facilidade.

Movimento Limpeza Consciente
Todos os direitos reservados ®
Uma iniciativa Abipla/Sipla
www.limpezaconsciente.org.br